Postagem em destaque

Fiéis vão às ruas para oração da Via-Sacra

Na noite de 31 de março, paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Candelária num exercício de piedade, meditaram através das Estações d...

quarta-feira, 18 de março de 2015

Centro Pró Memória é reinaugurado na comemoração dos 175 anos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu

Na manhã do sábado, dia 14 de março, aconteceu na Santa Casa de Itu, a reinauguração do Centro Pró Memória e a comemoração dos 175 anos de fundação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu. Para marcar a data, foi celebrada uma missa, às 10h, na Capela São João de Deus, presidida pelo capelão do Hospital São Camilo Santa Casa de Itu, Pe. Clóvis Wilson Fontenla. Serviu ao altar o Diácono Transitório Geovani Dias - MI (Ordem dos Camilianos).
Estiveram presentes os Irmãos da Mesa, o Deputado Federal Herculano Castilho Passos Júnior, a Deputada Estadual Rita Passos, o Vice Presidente da Câmara de Itu – Vereador Olavo Volpato e o Secretário de Governo da Prefeitura de Itu Benedito Roque de Moraes.
Durante a homilia, o Diácono Geovani refletiu sobre a misericórdia de Deus e a prática da caridade. “Exaltamos nesta celebração São João de Deus e São Camilo, dois santos que colocaram a misericórdia e a caridade como principais virtudes a serem seguidas em vida. Cada um a seu modo, fizeram dessas virtudes um serviço ao próximo. Também esta irmandade faz nos dias de hoje, da misericórdia um lema de vida, ao prover por anos esta Santa Casa, que hoje possui a parceria com o Hospital São Camilo. Com certeza muitas pessoas passaram por aqui e tiveram o atendimento necessário para o sua enfermidade e problemas,” refletiu o  Diácono.
Ao final da missa, o presidente da celebração eucarística convidou o provedor da Santa Casa, Sr. Raul de Paula Leite para dirigir aos presentes algumas palavras. O provedor, muito emocionado com o ato que estava acontecendo, relembrou a história da Santa Casa, enaltecendo as ações feitas pelos provedores e pessoas beneméritas que pela instituição passaram.
Terminada a missa, foi descerrada a placa inaugural e os convidados e autoridades puderam visitar o Centro Pró Memória, instalado no andar superior do prédio, onde foram reproduzidos ambientes iguais aos da época em que funcionava a Santa Casa de Misericórdia de Itu.
Fundada em 1840, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu presta serviços sociais à população ituana na área da saúde, com o Hospital que hoje é administrado pela Ordem dos Camilianos e na educação através do Instituo Borges de Artes e Ofício.
Atualmente a Irmandade é composta pelo: Irmão Provedor Sr. Raul de Paula Leite; Irmão Vice-Provedor Renê Paschoal Liberatore; Irmão Tesoureiro José Leocádio Ximenes; Irmão Secretário José Arlindo Nóbrega Amgarten; Irmãos Mesários: Antonio Benedito Francischinelli Benedito Gatti, João Inácio de Moraes Fonseca, Jonas Soares de Souza, Mario Teodoro Xavier da Silveira, Mylton Ottoni da Silveira, Olinto Rodrigues de Arruda e Washington Luiz Bernardini.












Nenhum comentário:

Postar um comentário